27 maio 2009

Acertando os ponteiros do respeito.

A professora pergunta se eu esqueci o relógio em casa. Sem entender, entro e sento. Ela faz cara de brava e insiste. Sorrio e digo que não sei ver as horas. Ela, então, me pergunta como um homem do meu tamanho não sabe ver as horas. E, após pensar bastante, eu digo a ela que como pode uma mulher maior que eu não ser paciente com um atraso. Mais uma vez, ela me mostra a indignação em traços oblíquos. E eu, sem medo do mesmo, pergunto como pode alguém ficar tão brava com alguém que ainda não foi instruído para ver as horas. E ela, ao respirar e pensar por alguns minutos, diz-me pacientemente que se desculpa pela falta de carinho, e então, retoma a matéria e promete me ensinar a ver as horas. Eu a prometo não me atrasar mais após isso ocorrer.
Naquele dia, fui para casa pensando sobre como é possível estabelecer relações saudáveis com quem foi instruído para tal. Como é possível haver paz, quando se tem respeito e amor ao próximo. E que sempre é possível aprender muito com alguém que tem sensibilidade e paciência para ensinar. Mais importante que isso é ser fiel ao contrato estabelecido, preservando os próprios valores e respeitando os do próximo. Fui para casa feliz. Aprendi muitas lições em um dia de aula.

6 comentários:

@JayWaider disse...

Wow! que luxo a gente já tá até recebendo poeminhas...olha eu e Alê adoramos lindinnnnn d+
brigadu!!!
Depois vou postar no blog e dizer quem ofereceu.
Bju nosso! E que bom que num só dia a gente pode aprender muitas coisas não é?
Gostei do post tb.
Abraços.

Mônica disse...

Tolerância e paciência podem fazer um mundo bem melhor.

Adoro Toquinho.

Bjão.

Mauri Boffil disse...

eu tenho um sério problema com a hora... sério!

Sheila disse...

essa musica eh mto fofa ahhaah *-*

Marcelo Moraes disse...

E quantas lições aprendemos num dia inteiro também! Né, não?

Excelente o texto, parabéns, teacher!!!

Identidades Fragmentadas disse...

Caramba, gostei tanto do post! Com poucas palavras, e usando um exemplo seu, conseguiu tratar de um assunto pouco trabalhado... Boa dose de exatidão nas palavras